top of page

Encontrando o Caminho para o Despertar – parte 2





Podemos nos considerar despertos, seres em rumo a própria evolução, quando despertamos em três níveis fundamentais: o despertar da consciência, o despertar espiritual e o despertar galáctico. A ordem aqui mencionada é apenas de um modo mais fácil para que nossa mente linear consiga compreender mais facilmente esses conceitos. Não existe uma ordem definida e nem que depende do despertar em um nível para só assim poder passar para o outro.


O despertar da consciência descreve um processo amplo da nossa consciência em nós mesmos, das outras pessoas e do mundo que nos cerca. É o transcender a nossa visão limitada, linear, para começar a perceber e entender mais profundamente a nossa própria natureza e como estamos em conexão com tudo e com todos.

Geralmente esse despertar compreende uma busca por significado e propósito para vida, além da procura do autoconhecimento e autotransformação. Conforme a consciência se expande, nos tornamos mais cientes de nossos padrões de pensamento, emoções e comportamentos, começando assim, uma série de questionamentos sobre nossas crenças, valores que, na maioria das vezes herdamos desde que nascemos e vamos acreditando, seguindo, sem ao menos questionar.


O despertar espiritual compreende o nosso despertar da consciência em relação à nossa espiritualidade. Esta jornada é bastante individual e se inicia quando questionamos a nossa existência e qual é o nosso propósito e conexão com algo maior que nós mesmos. Há vários momentos onde da vida onde uma chave se vira e lá estamos a pensar mais profundamente sobre “Deus”. Muitas vezes essa busca pode ser desencadeada por uma experiência traumática, um evento importante, uma crise pessoal ou então, simplesmente uma vontade interna por algum significado.


É comum acontecer durante esse despertar, experimentarmos uma ampliação da percepção, uma maior consciência de si mesmo e das outras pessoas. Pode envolver o desenvolvimento de práticas espirituais tais como a meditação, yoga, relaxamento, contato mais intenso com a natureza, a observação do funcionamento do Universo, as orações mais sentidas – tudo sempre tendo como objetivo a conexão com o divino ou uma experiência transcendental.


Com certeza nesse estágio do despertar espiritual nos leva a mudanças significativas em nosso estilo de vida, em nossas crenças e valores, onde deixamos de simplesmente acreditar naquilo que nos foi passado e aceito passivamente, para começar a ter o nosso próprio olhar em relação a tudo.


Pode ser um processo desafiador e quem sabe até mesmo doloroso, até que passamos a encontrar uma paz interior e um propósito de vida que nos traz alegria interior. Cada pessoa pode ter uma experiência única de despertar espiritual, com diferentes caminhos e formas de expressão.


O despertar galáctico engloba a ideia de uma consciência coletiva em ascensão e expansão. É quando nós nos colocamos integrados ao universo. O sentimento de pertencimento, de unificação com todas as formas de vida, com o planeta, com a galáxia.


É a ideia de que definitivamente não estamos sozinhos no universo e de que há uma inteligência e consciência cósmica influenciando e interagindo com toda a humanidade. Tendo esta consciência despertada vem o desejo de buscar conhecimento sobre o cosmos, de explorar a espiritualidade e de trabalhar em harmonia para o bem comum da humanidade do planeta e do universo com todos os seus habitantes. Somos Todos Um!

Espero que esta pincelada no assunto tenha te trazido a noção de que só podemos nos considerar seres humanos divinos, quando o respeito a tudo e a todos for vivido por nós no dia a dia.


Fica claro ao ler, que os despertares são interligados, um leva ao outro de forma natural, conjunta. Afinal o despertar da consciência também está relacionado ao desenvolvimento espiritual e à exploração de dimensões mais elevadas da existência, o que nos leva obviamente ao despertar galáctico.


Pois bem, todo esse processo de se tornar mais consciente, empático, pacífico, compassivo, autêntico e atento irá nos levar a encontrar o real propósito da vida. De antemão posso de afiançar que a maior missão de cada um de nós nessa experiência da vida na matéria, é justamente ascender, o tão falado: a volta para casa. Que nada mais é do que despertar, evoluir, sermos Luz e nos reintegrarmos a nossa Centelha Divina. É consciência expandida em outro nível dimensional, não se trata de um lugar físico para se voltar.


Sejamos pois todos despertos!

Ely da Costa Varella

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page