Quando? Baralho Cigano e o Tempo!



Ah! o tempo! Como seria bom se gente pudesse compreendê-lo. Mas o tempo como os homens organizaram não existe além dessa dimensão da matéria. Então como aliar a marcação do nosso tempo com uma marcação que vem da energia das cartas?


É difícil. Primeiro porque o que realmente existe é apenas o aqui e o agora. E sendo o homem possuir do livre arbítrio tudo pode mudar sempre que nós desejarmos. O que eu anseio hoje ainda estarei ansiando amanhã?


Minha experiência em relação ao tempo através dos oráculos sempre furou. Só uma vez que eu me consultei com uma taróloga ela precisou o tempo que um certo fato ocorreria na minha vida e foi precisa. Mas a maioria das tarólogas não consegue precisar, justamente porque o tempo não existe.


E também não há concordância entre as ciganas em relação ao indicativo do tempo de algumas cartas. Eu já li por exemplo: O Navio um carta lenta, que aliás eu concordo. E O Navio como uma carta rápida.


Particularmente eu prefiro determinara o tempo para a abertura das cartas para um cliente. Eu pergunto se ele ou ela quer uma leitura para um, três, seis ou doze meses. Desta feita o tempo é pré estabelecido antes. Outro modo é você namorar as cartas do Baralho Cigano e ver qual a sensação de tempo que elas te passam e como em uma espécie de acordo você determinar a área de tempo que ela irá falar.


Então lembre que quando queremos dominar a leitura de um oráculo, temos de desenvolver com ele uma intimidade. As cartas devem falar com você.


Mas há um norte. Há uma analogia de tempo em alguns arcanos. Dessa forma nós podemos “arriscar” um palpite no tempo.


O Cavaleiro

Associada a entidade Exu da Umbanda, a carta do mensageiro. O Cavaleiro vem trazendo notícias. O movimento sugerido do cavalo nos remete ao movimento ao galope. Sendo assim esta é uma carta ágil, tudo que responde com essa carta acontece com rapidez, e traz movimento. Digamos que pode levar de um a três meses para o assunto se concretizar. O Trevo

Aqui temos uma carta que nos traz os pequenos atrasos. Os trevinhos que temos de tirar do nosso caminho. Os assim chamados imprevistos. Quando deparamos com um imprevisto às vezes temos da adiar alguma coisa. Desta forma o Trevo pode representar digamos menos de um mês para a ocorrência.


O Navio

Na verdade o navio geralmente não é um navio e sim uma caravela. E não é novidade para ninguém o tempo longo que demorava as viagens antigamente. Por isso para mim essa carta representa uma lentidão. No mínimo o assunto pode levar três meses para se ralizar.


A CasaNo conforto da nossa casa. Sem pressa. Espere pelo acontecimento sentada, confortavelmente. A Árvore

Quanto tempo leva para uma semente se transformar em uma linda árvore? E quanto tempo levará essa árvore para dar frutos? Pois então essa também é uma carta lenta porém ela é produtiva afinal esta germinando.



A Nuvem

Esta carta não define o tempo. Uma nuvem se forma tão inesperadamente quanto se desfaz por isso seu tempo de realização de um fato é incerto. Como é incerto o tempo que levamos para enxerga algo que não conseguimos ver. Aprender com uma experiência leva sempre um certo tempo.


A Serpente

Só irá acontecer quando o consulente estiver preparado.


O Caixão

Este encerra o assunto por isso nunca irá acontecer. Irá nos falar do tempo que acabou. Aquele assunto acabou. Já não existe mais. É uma carta que encerra o tempo. Pronto. Terminou.


O Ramalhete

Esta carta é a melhor do Baralho Cigano, por isso o assunto só acontecerá quando o consulente merecer.

A Foice

Quando você pega uma faca afiada para cortar algo o ato em si não é rápido? Imagina uma foice? Quando você mira no alvo – pronto o movimento de corte é rápido e preciso. Decepa. Por isso essa carta para mim está associada a uma ação rápida. Algo que acontece logo. Um corte que pode ser abrupto na vida da pessoa ou do assunto em questão. O Chicote

Também é uma carta de ação, de movimento. Um movimento rápido e pronto damos uma chicotada na questão. Algo que acontece logo. Carta de ação rápida. Os Pássaros

Pássaros levam a solução de situações deixando o tempo imprevisto para soluções, por isso geram ansiedade. Mas também o assunto pode ocorrer de manhã durante a migração deles.


A Criança

Será no aniversário ou então o assunto ocorrerá em 9 meses.


A Raposa

Esperta, inteligente o assunto ela domina. Ocorrerá quando ela tomar a decisão. Por isso o tempo depende da sua atitude em relação ao assunto. O Urso

Se pensarmos que ele emberna o assunto em questão pode demorar a ser concluído justamente porque a questão dera de passar por um processo de reflexão que a qualquer momento poderá ser resolvido de modo brusco.


As Estrelas

Peça para as estrelas tudo pode acontecer durante a noite ou quando você sentir vontade.

A Cegonha

Há quem considere rápida. Por exemplo ela pode indicar uma gravidez inesperada. Por outro lado a mudanças que ela sinaliza podem acontecer a médio prazo. Eu me inclino a vê-la como uma carta média. Pensando sempre na imagem arquétipa da cegonha voando com um bebê preso pelo bico. Esse peso extra atrasa o voo da cegonha.


O Cão

Quando você encontrar ou ao fazer um amigo.


A Torre

Essa carta quando eu olho me dá canseira. Imagina quanto tempo presa lá no topo sozinha esperando por uma solução. Afinal essa carta fala das nossas esperanças. Do tempo que precisamos nos recolher para encontrar respostas. Muitas vezes ela está atrelada a um exílio, por exemplo estamos doentes, presos a uma cama. O que nos resta então esperar mas tendo de dispor de todos os nossos recursos internos para melhorar.

O Jardim

Esta carta está nos falando das oportunidades que chegam. Temos de estar atentas pois os acontecimentos são passageiros e rápidos.

A Montanha

Um grande obstáculo na nossa frente. O tempo aqui é lento, demorado afinal escalar uma montanha tão alta não é rápido. Será preciso perseverar se quisermos que o acontece ocorra. O tempo de superação é de cada um. Mas aqui eu associo entre seis a doze meses.


Os Caminhos

Depois do consulente fazer uma escolha ou tomar uma decisão.


Os Ratos

Eles vão e votam para continuar se alimentando. Por isso são rápidos. Podem trazem retorno imediato nas situações.


O Coração

Pode acontecer no dia dos namorados ou em alguma data especial.

Os Lírios

Essa carta representa o amadurecimento do assunto. Pode ser rápido quanto lenta. Irá depender de como o consulente encara os fatos. A Lua

Esta carta tem seus ciclos. Logo podemos aqui estar falando de horas ou dias. Limito ela a um mês para ocorrer os fatos. A Ancora

Se ela sinaliza um tempo estagnado é natural associarmos o tempo a ela como lento. Será preciso vencer a imobilidade. A Cruz

Aqui o tempo fica por conta do destino. Aquela máxima que o “tempo a Deus pertence”!. Talvez o consulente até tenha meios, disposição para acelerar, mas esbarrará no Senhor do Carma. O melhor é aceitar que desta vez pouco se pode fazer além de esperar. E o tempo aqui pode ser de anos.


Ely da Costa Varella

instagram: @ely_varella

facebook: ely varella

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon